Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » 5 conselhos para organizar nossos arquivos no computador

5 conselhos para organizar nossos arquivos no computador

Compartilhe

Estamos no final de um ano e começo de um novo ano. Nesse momento onde boa parte das pessoas tiram uma pausa para descansar, uma das coisas que podem resultar em um ano novo mais organizado é justamente reorganizar as suas pastas de arquivos no computador.

Nem sempre é fácil encontrar um arquivo perdido, e não é todo mundo que faz um backup dos seus dados. Se para você chegou a hora de reorganizar os arquivos do computador, esse post oferece uma série de conselhos para que a organização seja eficiente e prática.

Seus arquivos vão agradecer.

 

 

 

O caos não ajuda

 

 

Concentrar tudo na pasta Downloads pode ser um erro. Este diretório é a porta de entrada para tudo o que você salva no PC, mas ela deveria ter uma função mais limitada do que normalmente damos. O ideal é salvar nessa pasta os arquivos que precisamos, usar para aquela necessidade pontual e, depois disso, apagar o arquivo. Se precisamos guardar o arquivo em questão, salvamos em outra pasta mais adequada.

 

 

 

Crie as pastas que você precisa (e uma pasta para coisas inúteis)

 

Se você não pode deixar tudo na pasta Downloads (muito menos na área de trabalho), vale a pena criar uma série de pastas para guardar nossos arquivos, dependendo do que fazemos no computador e do tipo de arquivos que você utiliza normalmente.

Pense nas suas principais atividades do dia a dia, e crie pastas como Fotos, Faturas, Relatórios, Documentos, Vídeos, etc. Você vai ter que criar cada pasta, uma a uma, à mão. Também crie pastas separadas para arquivos pessoais e profissionais.

Por fim, crie uma pasta chamada Lixo, Traste ou Bugigangas para todos os itens que não podem ser classificados. É como o armazém do seu pai, que guarda de tudo um pouco, achando que vai utilizar algo de lá em algum momento no futuro.

 

 

 

Os nomes dos arquivos são importantes

 

 

Não encontrar um arquivo no meio de uma bagunça pode ser algo frustrante. Agora, não encontrar o arquivo por causa do seu nome é irritante. Logo, preste atenção nos nomes que você vai dar para os seus arquivos.

Os nomes podem seguir uma nomenclatura comum, seguindo sempre um mesmo esquema que pode incluir o tipo de arquivos, seu conteúdo ou palavras-chave. O mais importante é que sejam palavras fáceis para as buscas. Pense em palavras que você fatalmente vai buscar no futuro, com nomes descritivos.

 

 

 

Revise periodicamente a organização correta

 

Agora que você organizou o caos, é preciso manter essa organização. E isso não é fácil: no dia a dia, alguns arquivos sempre acabam escapando, com nomes indecifráveis e downloads que são esquecidos em uma pasta qualquer.

Por isso, deixe um dia da semana para dar uma olhada nas suas pastas e veja se tudo está certo. E se não está, coloque tudo em ordem de novo. É como fazer a faxina da casa, para evitar o caos que você encontrou no começo do processo.

 

 

 

A busca de arquivos deve ser nossa amiga

 

 

Com todas as pautas claras, o último conselho desse post é usar a busca do nosso sistema operacional. Sem a organização das pastas, a busca não serve de muita coisa. Mas com tudo organizado, ela vai se tornar uma grande aliada, dando ênfase para o bom trabalho que você fez ao deixar o seu computador em ordem.

Nunca é demais lembrar que muito além de digitar um termo de busca, os sistemas operacionais mais populares permitem realizar buscas avançadas para entregar resultados mais precisos. Você precisa se familiarizar com essa ferramenta para se beneficiar dela.


Compartilhe