Uma pesquisa realizada pela Avast resultou em uma lista com mais 41 aplicativos que não passam de Adwares disfarçados na Google Play Store. Ou seja, apps que devem ser removidos do seu smartphone agora.

A grande maioria desses aplicativos já foi removida da Google Play Store, mas ainda estão instalados em vários dispositivos, o que exige uma remoção manual por parte do usuário. Muitos deles apresentam números modestos de downloads, mas pelo menos três deles contam com mais de 1 milhão de instalações.

 

 

Os 11 apps Adware com maior volume de downloads

 

Crazy BrainStorming (1M+ de downloads)
Draw line puzzle game (1M+ de downloads)
Pro Piczoo (1M+ de downloads)
Photo Blur Studio (100k+ de downloads)
Mov-tracker (100k+ de downloads)
Pics Master (100k+ de downloads)
Magic Cut Out (100k+ de downloads)
Free Wateramrk Camera 2019 (50k+ de downloads)
Smart Brain – Logic Game (50k+ de downloads)
Pro Photo Eraser (50k+ de downloads)

 

Para conferir a lista completa de Adwares detectados pelo time da Avast, clique aqui.

 

 

O que é um aplicativo Adware

 

 

São aplicativos maliciosos que não roubam dados, ou recebem acesso ilícito aos recursos do smartphone, mas inundam o dispositivo com publicidade indesejada e extremamente agressiva. No caso dos telefones Android, o principal indício que o dispositivo pode ter um Adware é quando publicidades começam a aparecer de foram aleatória, deixando a experiência de uso frustrante e nefasta, além de ter efeitos muito negativos na bateria do telefone.

É sempre importante ficar atento aos sinais de possível infecção no smartphone, E não apenas os malwares e vírus podem causar danos sérios ao dispositivo. E, infelizmente, apesar da Google Play Store ser um lugar relativamente seguro para obter aplicativos confiáveis, a grande oferta de apps resulta na presença de softwares que podem colocar o telefone em risco.

Nos últimos meses, o Google vem trabalhando duro para detectar e banir aplicativos que colocam os usuários em risco. E as frequentes atualizações dessas listas mostram como a empresa está trabalhando (e bem) nesse sentido.