TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 4 truques para evitar vírus em seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 4 truques para evitar vírus em seu smartphone

4 truques para evitar vírus em seu smartphone

Compartilhe

Manter o seu smartphone longe dos cibercriminosos não é uma tarefa tão complicada, desde que você tome as medidas corretas. Assim como acontece com qualquer tipo de dispositivo conectado, o telefone celular pode sofrer os mais diferentes tipos de ataques e ameaças, sendo os vírus os mais comuns.

Neste post, vamos mostrar pelo menos quatro dicas muito eficientes para deixar o seu smartphone longe dos vírus, ramsomwares e outras ameaças típicas do mundo conectado.

Existem outros procedimentos que você pode (e deve) tomar para proteger o seu telefone. Porém, consideramos as quatro deste post as essenciais ou mais recomendadas para oferecer o mínimo de eficiência nessa proteção.

 

 

 

O antivírus pode salvar a sua vida

Ter um bom software antivírus instalado em seu smartphone não vai deixar você ileso das ameaças, mas ao menos oferece uma maior proteção na hora de realizar downloads de arquivos ou acessar sites mais suspeitos.

Em paralelo a isso, é mais que recomendado que você mantenha o seu dispositivo sempre atualizado, pois dessa forma os cibercriminosos não aproveitam as possíveis brechas de segurança existentes no sistema operacional.

 

 

 

Sempre navegue por links seguros

Ao navegar por um site, verifique se ele conta com o prefixo HTTPS, que é a indicação de site seguro. Você pode fazer isso clicando na barra de endereços do navegador web: se ele aparecer (exemplo: https://www.targethd.net), é sinal que a navegação naquela página é confiável.

Tente não clicar em links suspeitos que você recebe pelas redes sociais, serviços de e-mail e comunicadores instantâneos, principalmente no caso do WhatsApp. Nele, a regra é a mesma: se o link recebido tem o https antes do endereço da página, você pode ficar um pouco mais tranquilo.

 

 

 

Suspeite do QR Code

Apenas acesse os links de QR Codes que você sabe que são de fontes confiáveis. Jamais escaneie códigos que você encontrou na rua e que não conhece a procedência do mesmo. Fontes desconhecidas podem resultar em portas abertas para vírus e sites suspeitos.

Use o bom senso e, se possível, o Google Lens para identificar o conteúdo do QR Code antes mesmo de acessar o link escondido nele. É sempre melhor prevenir do que remediar.

 

 

 

Lojas oficiais para downloads de aplicativos

Tanto o Android como o iPhone contam com lojas oficiais para downloads de aplicativos para smartphones. Então, procure priorizar essas lojas para reduzir as chances de ter problemas com softwares maliciosos.

Sei que existem outras lojas de apps que prometem acesso aos softwares pagos de forma gratuita. Mas é melhor evitar dar uma de esperto e investir algum dinheiro nos softwares que deseja. É muito melhor do que ter um peso de papel inútil nas mãos.

 

 

 

Conclusão

Como eu disse no começo do post, estas são apenas quatro dicas bem básicas para aumentar a segurança do seu dispositivo, e em todas elas tudo depende quase que exclusivamente do seu comportamento com o dispositivo.

Pensar algumas vezes antes de clicar e um pouco de bom senso só vão ajudar a manter o seu dispositivo livre de vírus e ameaças. E com isso em mente, com certeza você vai ter um telefone minimamente protegido do que existe de pior na internet.


Compartilhe