35 anos de Tetris são comemorados com a versão original em modo texto | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 35 anos de Tetris são comemorados com a versão original em modo texto | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | 35 anos de Tetris são comemorados com a versão original em modo texto

35 anos de Tetris são comemorados com a versão original em modo texto

Compartilhe

Em 6 de junho de 1984, Alexéi Pázhitnov não fazia ideia do que tinha nas mãos. Ele ligou o seu computador Electronika 60 (um clone russo do DEC PDP-11) e executou aquele jogo que estava desenvolvendo com a ajuda de Dmitri Pavlovski e Vadim Gerasimov. O jogo? Tetris.

Quando Pázhitnov desenvolveu Tetris, o game nem tinha gráficos: as peças eram formadas por blocos simbolizados por colchetes. O mais importante do jogo (que, para muitos, é o jogo mais difícil do mundo) era o fato de não haver uma forma de parar de jogar.

 

 

Gráficos não importam

 

 

35 anos depois, e o legado de Tetris continua presente. Aquele jogo, cujo nome vinha da combinação das palavras ‘tetrominó’ (as figuras geométricas utilizadas no jogo) e ‘tenis’ se transformou em uma lenda. O jogo foi exclusivo da Rússia por dois anos, mas quando finalmente o fenômeno explodiu, apareceram várias versões (entre elas, as mais recentes, como Tetris 99, com um modo Battle Royale), ainda que o seu sucesso aconteceu pelo seu uso nos fliperamas da década de 1980.

O próprio Gerasimov contava a sua versão dos fatos (uma versão bem menos benevolente com Pázhitnov), destacando como a primeira versão de Tetris para MS-DOS foi lançada poucos dias depois que o protótipo fosse concluído no Electronika 60.

 

 

Eles usaram o Pascal para desenvolver aquela versão, e diferente da versão do Elektronica, essa tinha gráficos básicos, com blocos coloridos. Como podemos ver na captura de tela que ilustra o post, a versão original era monocromática (verde sobre o fundo negro) em uma tela alfanumérica.

Como afirmava Gerasimov, “surpreendentemente, o jogo era jogável e viciante, inlcusive dessa forma’. Rapidamente eles se deram conta do seu potencial, mas foi Pázhitnov que levou o game ao sucesso histórico que ele alcançou.

E o resto é história.

A grande maioria dos entusiastas de tecnologia e games já jogaram alguma versão de Tetris pelo menos uma vez na vida. E isso comprova o sucesso histórico do jogo.

 

Via Kote @ Twitter


Compartilhe