Compartilhe

Hoje, 29 de outubro de 2019, o Game Boy original comemora 30 anos do seu lançamento. Seu formato original era meio tosco, sua jogabilidade era lenta e sua tela era em preto e branco. Mesmo assim, foi um sucesso avassalador, conquistando o coração de milhões de gamers ao redor do mundo.

30 anos depois, o mundo comemora essa data com a hashtag #GameBoy30. E nós fazemos a nossa parte, revisando alguns dos jogos mais relevantes para o Game Boy. Jogos que ajudaram a construir o sucesso do console.

 

 

The Legend of Zelda: Link’s Awakening (1986)

 

O jogo que tornou o Game Boy um sucesso. Lançado antes do console portátil, esse port é considerado por muitos o primeiro jogo virtual de rol, já que o único objetivo de Link era coletar as oito peças para resgatar a Princesa Zelda, presa na Montanha da Morte. Hoje, tem mais de 90 milhões de cópias vendidas (somando todos os consoles e plataformas).

 

 

Super Mario Land e Super Mario Land 2 (1989 e 1992)

Super Mario Land chegou com o lançamento do console, e repetiu a história de sucesso do game para NES. Mario nos guia pelo reino de Sasaraland para resgatar a princesa Daisy, prisioneira de Tatanga. Super Mario Land 2 chegou três anos depois, dando sequência para essa história e apresentando Wario como antagonista.

 

 

Pokémon Red and Blue (1996)

É parte fundamental do sucesso do Game Boy Classic. Sua história original descrevia as aventuras de um treinador Pokémon que queria conquistar a Liga em um duelo contra a Equipe Rocket, além de coletar todas as criaturas que encontrar pelo caminho. Vendeu 18 milhões de cópias (entre Pokémon Red, Blue e Green) nos Estados Unidos e Japão.

 

 

Pokémon Yellow (1998)

 

Uma variante dos jogos antes mencionados, com o principal diferencial em poder tirar o Pikachu de sua PokéBola para que ele nos acompanhe durante toda a ventura. O jogo foi muito influenciado pela aparição do anime com Ash como protagonista, sem falar nos personagens da série de TV dando as caras no game.

 

 

Donkey Kong (1994)

O jogo apareceu pela primeira vez ao mundo em 1981 junto com o Jumpman (nome original de Mario na década de 1980), mas foi apenas com o Game Boy que o protagonista prosperou. Como Mario, precisamos superar os níveis divididos em 10 mundos para resgatar Pauline das garras de Donkey Kong. Curiosidade: o jogo é altamente inspirado em Popeye.

 

 

Castlevania: The Adventure e Castlevania II: Belmont’s Revenge (1989 e 1991)

 

O segundo jogo foi mais amado que o primeiro, mas ambos são importantes para o sucesso do Game Boy. Em Belmont’s Revente, Drácula ressurge das tumbas para discutir o seu poder em quatro castelos. Como Christopher Belmont, temos que derrotar os quatro guardiões dos castelos e enviar Drácula de volta para o inferno. Moleza!

 

 

Tetris (1989)

 

O jogo de lançamento do Game Boy, que tem mais de 160 milhões de cópias vendidas. Sua estética e jogabilidade, combinada com uma trilha sonora viciante e níveis de dificuldades cada vez mais altos, fazem com que muitos considerem esse jogo o melhor da história, considerando todas as plataformas e consoles.

 

 

Metroid II: Return of Samus (1991)

 

É um dos primeiros jogos da história dos videogames a apresentar uma mulher como protagonista. Você precisa viajar para o planeta SR-388 para derrotar os Metroid que aprisionaram os anteriores aventureiros que foram até o planeta.

 

 

Pac-Man (1991)

O que seria do Game Boy sem o Pac-Man? Só chegou no console portátil da Nintendo em 1991, e apresentou uma interface e mecânica idênticas ao do jogo original.


Compartilhe