Comprar um iPhone é uma decisão importante para qualquer pessoa. O investimento é alto, o dispositivo precisa funcionar bem durante alguns anos, e tudo o que você não quer é jogar dinheiro fora a longo prazo.
Bem sabemos que o iPhone é um smartphone que consegue manter a sua elevada qualidade de funcionamento por muitos anos. Isso acontece pela qualidade de construção dos dispositivos e pela política de atualizações implementada pela Apple.
Mas nem todos os telefones da gigante da maçã mordida são recomendados para compra em 2023. Existem pelo menos três modelos do iPhone que você deve evitar a todo custo investir o seu suado dinheiro neles.
E eu vou apresentar cada modelo do iPhone que precisa ser esquecido em 2023, sejam eles novos ou recondicionados.
iPhone X
O primeiro telefone da Apple a contar com o reconhecimento facial via Face ID e receber um design sem bordas, mas que inclui o famigerado notch na parte superior.
Sua tela OLED de 5.8 polegadas conta com resolução inferior a todos os modelos atuais, e o processador A11 Bionic já dá sinais de cansaço.
E o mais importante de tudo isso: o iPhone X está bem perto de ser descontinuado pela Apple. E não vale a pena investir dinheiro em um smartphone que está com os dias contados.
iPhone 11
Olha… me dói dizer isso, mas… chegou a hora do iPhone 11 ser aposentado de uma vez por todas.
Esse foi o modelo mais vendido pela Apple em 2020 e 2021, por ser um dispositivo muito equilibrado na relação custo benefício. Porém, ficou defasado em vários aspectos técnicos.
Sua tela LCD de 6.1 polegadas tem uma qualidade bem inferior, e o processador A13 Bionic não é tão potente ou eficiente quanto os chips mais novos.
A câmera traseira dupla é excelente, mas não pode competir com as lentes dos novos modelos, e a autonomia de bateria já foi bem melhor do que os tempos de uso entregues em 2023 pelo mesmo dispositivo.
Sem falar que o seu design ficou datado, mas gosto estético cai no campo do subjetivo.
iPhone 12 Mini
O primeiro a contar com 5G, e mesmo recebendo um processador potente e ótimas câmeras, ele não conta com o modo cinematográfico, um elemento que fez muito sucesso entre os produtores de conteúdo.
Sua bateria foi duramente criticada pela curta autonomia, e com a degradação natural com o passar do tempo, esse aspecto pode piorar. E seu tamanho reduzido de tela faz com que alguns usuários se sintam incomodados na hora de consumir conteúdos na internet.
O único motivo para comprar um iPhone 12 Mini hoje é mesmo o seu preço reduzido, o que torna o modelo competitivo para aqueles que não podem gastar muito em um smartphone da Apple.
Conclusão
Reforço que esses três modelos de iPhone não são recomendados para compra em 2023, mesmo que você encontre esses telefones em preços apelativamente baixos.
Tanto como um dispositivo novo como seminovo ou usado, cada uma dessas versões do iPhone conta com argumentos específicos para que o investimento seja evitado pelos usuários.
Mas nada impede você de tentar. Mas vai fazer o investimento por sua conta e risco.