TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 2020, o ano que mudou a nossa relação com as compras online | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | 2020, o ano que mudou a nossa relação com as compras online

2020, o ano que mudou a nossa relação com as compras online

Compartilhe

Sim… estamos sendo repetitivos e corretos ao repetir que o ano de 2020 foi atípico, anormal e, por conta de tudo o que aconteceu, resultou em importantes mudanças no nosso comportamento, nos mais diferentes aspectos.

Passamos mais tempo em casa trabalhando e estudando, voltamos a consumir conteúdos de entretenimento e informação pela TV, e até a TV por assinatura foi parar na internet. Reflexos de um mundo conectado que precisava se ajustar ao novo cenário, ao mesmo tempo que tentava prosperar diante de tantos desafios.

E um segmento venceu de forma contundente venceu diante de tantas transformações que testemunhamos e vivenciamos em nossas vidas: o e-commerce.

As compras online ganharam um impulso gigantesco nos últimos 12 meses, e um segmento que estava em clara expansão foi catapultado para um patamar de protagonista para as nossas transações de compra e venda.

E com a chegada dos novos formatos de pagamentos eletrônicos, com destaque especial para o PIX, o comportamento do brasileiro nas compras online mudou e, para muita gente, a mudança foi definitiva.

 

 

 

Compras no smartphone e no notebook: o novo normal

 

 

A necessidade de ficar mais tempo em casa distante de aglomerações das lojas físicas fez com que o brasileiro médio repensasse a sua relação com as compras online. Muitas pessoas já compravam e vendiam produtos pela internet, mas normalmente são aquelas que já estavam familiarizadas com o mundo da tecnologia de alguma forma.

Agora, o cenário é bem diferente. O número de pessoas que decidiram se aventurar na primeira compra online de suas vidas é gigantesco, e muitas dessas pessoas tomaram gosto pela coisa, fazendo dessa nova experiência uma prática cotidiana.

Passamos a fazer as nossas compras do supermercado no smartphone, e isso se tornou um hábito semanal ou mensal para muita gente que, em um passado não muito distante, sequer cogitava fazer isso. Aqueles que sempre negaram realizar as compras online porque consideravam a prática pouco segura foram obrigados a repensar os conceitos e pré-conceitos com tal tecnologia.

Deixamos de comprar apenas Smart TVs, smartphones, computadores e videogames pela internet. Todos os segmentos do comércio em geral para o grande público foram afetados de alguma forma com o novo normal, e as compras online se tornaram ferramentas importantíssimas para que as pessoas continuassem com suas vidas em casa.

E esse movimento de mudança veio com outra novidade crucial: os novos formatos de pagamento e transferência de valores entre contas.

 

 

Pagamentos em segundos

 

 

A pergunta é: como vivemos sem o PIX de forma civilizada até agora?

Agora, podemos transferir dinheiro de graça e em segundos entre as contas, o que é algo incrível para qualquer um de nós. Ter essa liberdade é algo incrível, e ajuda a reforçar a mudança de nossos hábitos na hora de comprar e vender produtos.

Sem falar nas outras formas de pagamento que aparecem através das empresas especializadas no setor, operadoras de telefonia móvel e finanças ou até aplicativos que foram desenvolvidos exclusivamente para as transações online. Criar uma conta em um banco digital ou um cartão de crédito virtual é algo muito fácil nos dias de hoje, e todo esse movimento ajudou a impulsionar as vendas na internet.

E no momento certo. No momento em que as compras online precisavam receber esse protagonismo.

 

 

 

Hoje, é possível comprar (quase) tudo pela internet

 

 

O ano de 2020 mostrou para o mundo que o caminho das compras online não tem volta. As mudanças foram profundas e definitivas, e hoje compramos praticamente qualquer coisa através das telas de computadores e smartphones.

Não é exagero dizer que você pode comprar um Prisma no site da Chevrolet e, na mesma sessão de navegação, acessar o site da Drogarias Pacheco e aproveitar a promoção de lencinhos umedecidos da Huggies para o seu filho que acabou de nascer. As lojas online se multiplicaram e evoluíram para se tornarem plataformas mais alinhadas aos desejos e expectativas dos usuários.

Essa versatilidade que a internet oferece nas compras de produtos online é algo singular e empolgante. Mais ainda para aqueles que testemunharam como esse fenômeno das vendas online começou, e como ele se tornou um gigante nos dias de hoje, impulsionando todo um setor e gerando lucros para muitas empresas e até usuários independentes.

No final das contas, o ano de 2020 foi sim atípico e anormal. Porém, também foi de profundas transformações positivas. Estamos mais conectados, informatizados e, ao mesmo tempo, mas habilidosos e, por que não dizer, conscientes sobre os benefícios das compras pela internet.

No meio de tanta coisa acontecendo, aprendemos que usar a internet para comprar os produtos necessários para o nosso dia a dia não só é algo seguro como eficiente. No final das contas, é ótimo ver pessoas que antes não consideravam ou repudiavam o comércio eletrônico apostando nessa via de consumo para deixar a vida um pouco mais leve.

O ano de 2020 foi também de evolução. Apesar de tudo.


Compartilhe