TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 11 Dicas para aumentar a fluidez em um smartphone Android em 2022 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 11 Dicas para aumentar a fluidez em um smartphone Android em 2022

11 Dicas para aumentar a fluidez em um smartphone Android em 2022

Compartilhe

Se você está percebendo que o seu smartphone Android não está tão ágil como era antes, saiba que isso é algo absolutamente normal. Com tempo e o uso constante, qualquer dispositivo de tecnologia que recebe um software pode apresentar uma queda de desempenho.

A boa notícia é que existem alternativas que podem ajudar a melhorar o desempenho do smartphone antes de você mandar o dispositivo para uma assistência técnica ou que você pense na compra de um novo telefone.

Você até pode não resolver o problema por completo, mas pode minimizar os efeitos com dicas que são muito simples de serem aplicadas e que podem ajudar a devolver um pouco da agilidade perdida no Android.

A partir de agora, apresentamos pelo menos 11 dicas para melhorar o desempenho em um smartphone Android em 2022.

 

Limpe o menu Iniciar

Muitos ícones na tela principal de um smartphone Android podem causar uma lentidão desnecessária no sistema operacional. Além disso, os widgets são outros culpados pela queda do desempenho, principalmente quando trabalham em um telefone que já tem algum tempo de uso. Tudo isso junto e misturado resulta em uma experiência de uso quase traumática.

 

Desinstale aplicativos

Sempre desinstale do smartphone os aplicativos que você não usa com frequência, ou que usou uma vez para nunca mais voltar. Assim, você consegue um melhor desempenho geral e um maior espaço de armazenamento, com um dispositivo que vai ter que trabalhar com menos dados armazenados.

 

Instale uma launcher alternativa

Você pode obter uma maior fluidez no smartphone com uma launcher diferente daquela que está instalada como padrão no telefone. Teste algumas alternativas disponíveis na Google Play Store e use aquela que melhor se adapta ao seu perfil de uso. A velocidade das transições e do funcionamento geral do dispositivo tendem a melhorar com isso.

 

Suspenda a sincronização de dados

Aplicativos de redes sociais, de previsão do tempo, de notícias e comunicadores instantâneos estão sincronizando os dados de forma automática e o tempo todo, e tudo isso trabalhando ao mesmo tempo pode afetar o bom funcionamento e a fluidez do smartphone. Procure ampliar as janelas de sincronização de dados ou desative o que puder para obter um melhor desempenho geral no dispositivo.

 

Sempre mantenha o telefone atualizado

As atualizações de software oferecem melhorias que podem afetar positivamente o gerenciamento de memória e autonomia de bateria, o que sempre resulta em uma maior fluidez do sistema operacional como um todo. Manter o Android e os apps instalados no telefone em dia é parte da manutenção básica do dispositivo como um todo. Recomendo que você aplique os updates apenas em modo WiFi e evitando as atualizações automáticas.

 

Mude o navegador web

O Google Chrome consume uma enorme quantidade de recursos do sistema, o que pode resultar em uma grande queda de desempenho do smartphone como um todo. Existem outras alternativas de navegador web que são bem competentes, mas com um consumo de recursos muito menor em comparação com o software da gigante de Mountain View.

 

Reinicie o smartphone de tempos em tempos

Outra forma simples para resolver problemas de fluidez em um smartphone é simplesmente reiniciando o dispositivo regularmente. Você não precisa fazer isso todos os dias. Só de vez em quando. Dessa forma, você libera a memória residual, começando tudo do zero e devolvendo o melhor desempenho do dispositivo.

 

Acelere as animações do sistema

O Android está cheio de animações ou transições, que podem ser eliminadas para aumentar ainda mais a velocidade do sistema operacional. Para aplicar essas mudanças, faça o seguinte:

  1. Entre nas Configurações do Android
  2. Entre em Opções do Desenvolvedor, em Configurações > Sistema > Avançado > Opções do Desenvolvedor.
  3. Altere para o valor 0.5x os itens: Window Animation Scale, Transition Animation Scale e Animator Duration Scale

A mudança nos itens indicados acima vai resultar em uma redução do tempo das animações do Android pela metade (se você quiser, pode desativar as animações por completo).

 

Instale um kernel personalizado

O kernel é o sistema de interface responsável pela interação entre hardware e software do smartphone. Instalar um kernel personalizado permite que você altere como vai acontecer a relação entre os dois elementos, o que pode resultar em alguns casos em uma maior velocidade geral de todo o sistema operacional.

Alguns são pensados especificamente para a execução de jogos no dispositivo, elevando o hardware para a potência máxima durante as partidas, e voltando para as especificações normais quando não estamos jogando no telefone.

 

Instale uma nova ROM

Uma ROM personalizada para o seu smartphone pode entregar uma maior fluidez através de uma interface de usuário mais leve e menos exigente. Em alguns dispositivos mais antigos, pode significar a sobrevida de um produto abandonado precocemente pelo seu fabricante original. Vale a pena tentar essa alternativa para aquele telefone que está esquecido no fundo da gaveta depois que você comprou aquele iPhone que você sempre quis ter.


Compartilhe