TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 10 truques para melhorar o desempenho de um notebook com Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 10 truques para melhorar o desempenho de um notebook com Windows 11

10 truques para melhorar o desempenho de um notebook com Windows 11

Compartilhe

O Windows 11 é um sistema operacional bem otimizado, aproveitando os recursos de hardware para entregar o melhor desempenho possível para o usuário. E hoje, boa parte desses usuários contam com um notebook para utilizar o sistema operacional da Microsoft.

O notebook sempre foi um formato de computador pensado naqueles que precisam de mobilidade e praticidade, e com os portáteis ultrafinos, esses equipamentos ganharam ainda mais protagonismo. Por isso, é importante fazer com que o Windows 11 trabalhe ainda melhor com os laptops.

Neste artigo vamos apresentar 10 truques que ajudam a melhorar de forma sensível o desempenho de um notebook com Windows 11. Usar essas dicas pode representar a diferença para quem busca ter um portátil ainda mais ágil com esse sistema operacional.

 

Remova os programas que são carregados na inicialização do sistema

Esse truque ajuda a reduzir a quantidade de RAM consumida durante a inicialização do computador, além de reduzir o tempo de arranque do equipamento. Esses softwares ficam ativos em segundo plano no sistema, consumindo recursos.

Faça o seguinte:

  1. Pressione a tecla Windows e digite o termo Gerenciador de Tarefas.
  2. Clique em Mais Detalhes.
  3. Entre na guia de Inicialização, e clique com o botão direito do mouse nos programas que deseja desativar.
  4. Escolha a opção para desabilitar aquele programa.

O ideal é você desativar apenas os programas que você não vai usar e aqueles que contam com o maior impacto no processo de inicialização do sistema operacional.

 

Não instala antivírus

O Microsoft Defender é mais do que eficiente para a maioria dos usuários, pois pode realizar a proteção em tempo real do sistema operacional. Além disso, ele consome menos recursos de hardware e já está integrado ao Windows 11. Por tudo isso, ele se torna a melhor opção de antivírus que o seu notebook pode ter.

 

Fechar programas em segundo plano

Fechar os programas e aplicativos em segundo plano ajudam a reduzir o consumo de CPU, GPU e Rede. Mas tudo depende do uso que você dá para o sistema operacional e programas que você instalou.

Faça o seguinte:

  1. Pressione a tecla Windows e digite Gerenciador de Tarefas.
  2. Clique na opção mais detalhes e entre na guia Processos.
  3. Clique com o botão direito do mouse nos que deseja encerrar e escolha a opção correspondente.

Lembre-se que nem todos os processos estão ativos ou consumindo recursos. Logo, escolha com sabedoria quais são os recursos que você quer fechar no Windows.

 

Desative o VBS

O VBS protege o Windows contra malwares e tem benefícios inquestionáveis. Porém, ele pode reduzir de forma drástica o desempenho do sistema operacional, principalmente no uso de jogos. Se você entende que pode ficar sem esse recurso ativo, faça o seguinte:

  1. Toque na tecla Windows e digite Core Isolation.
  2. Clique no primeiro resultado que aparecer e desative a opção que aparece lá (se não aparecer nada, significa que já está desativado).
  3. Reinicie o computador para que a configuração seja aplicada e pronto, você já terá desabilitado a opção VBS.

 

Ative o modo de economia de energia

Esse modo reduz o consumo de energia fornecendo um desempenho adequado para o computador maximizar a autonomia de uso. É recomendado para quem não vai executar programas muito exigentes.

Para ativar esse modo, pressione a tecla Windows, digite Energia e clique no primeiro resultado. Na nova janela que vai abrir, basta escolher o modo de economia de energia.

 

Elimine os efeitos de animação

Deixe de lado toda a beleza que o Windows 11 oferece e reduza os efeitos visuais e animações do sistema operacional para obter um melhor desempenho do software em seu computador.

Faça o seguinte:

  1. Vá para Configurações e entre em Personalização.
  2. Vá para Cores e desative os efeitos de transparência.
  3. Vá para Acessibilidade à esquerda e desative os efeitos e animações de transparência.
  4. Para finalizar, toque na tecla Windows e digite Exibir configurações avançadas do sistema. Digite o primeiro resultado, vá para Opções Avançadas, Desempenho, Configurações e, em Efeitos Visuais, escolha Melhor Desempenho.

 

Use o Desfragmentador de Discos

Você pode até estranhar usar o desfragmentador de discos no Windows quando a grande maioria das unidades de armazenamento são em SSDs. Explico: o recurso agrupa os dados que são do mesmo programa que ficam espalhados em diferentes setores do disco, e isso faz com que a unidade melhore o seu tempo de acesso aos dados e seu desempenho.

Faça o seguinte:

  1. Pressione a tecla Windows e digite Otimizar e desfragmentar unidades.
  2. Vá para o primeiro resultado, escolha a unidade que deseja otimizar e deixe o Windows 11 fazer sua mágica.

 

Liberar espaço em disco

É uma ótima maneira de melhorar o desempenho em notebooks com o Windows 11.

Para liberar o espaço em disco no computador, pressione a tecla Windows e digite Liberar Espaço. Clique no primeiro resultado, e escolha a unidade de armazenamento. Uma janela vai aparecer com a quantidade de espaço que pode ser liberado e diferentes opções para maximizar esse espaço.

 

Excluir arquivos que você não precisa

Ao excluir arquivos desnecessários, você libera recursos e evita que eles reapareçam em segundo plano.

Para aplicar esse recurso, pressione a tecla Windows e digite Adicionar e Remover Programas. Clique no primeiro resultado, aparecerá uma lista de aplicativos e programas instalados no seu computador. Então, basta escolher os programas que você deseja alterar e conclua o processo.

 

Faça a manutenção periódica do sistema operacional.

Para realizar a manutenção do Windows 11, pressione no teclado as teclas Windows + R para abrir o comando de execução. Quando a caixa de texto aparecer, copie e cole o comando abaixo:

  • %systemroot%\system32\msdt.exe -id MaintenanceDiagnostic

Pressione a tecla Enter, e a tela da Ferramenta de Manutenção do Sistema vai aparecer, para que você possa identificar e corrigir os problemas pendentes no sistema operacional.


Compartilhe