computador

Seu equipamento de tecnologia é um investimento, independente da finalidade que você dá para ele. E o uso do dia a dia pode causar o desgaste natural do equipamento, reduzindo o desempenho e causando problemas no futuro.

Logo, aproveite esse período de final/começo de ano para fazer uma manutenção no seu computador ou notebook. Esse post é centrado nos usuários Windows, mas a maioria das tarefas servem para qualquer plataforma ou dispositivo.

1. Atualize o sistema operacional
A base de software do equipamento. Certifique-se que esse software está atualizado, reduzindo as chances de ficar vulnerável a ameaças. Deixe os updates em modo automático para uma maior eficiência.

2. Atualize aplicativos e controladores
É uma continuação da dica anterior. Novas versões de software oferecem melhor desempenho e maior estabilidade, além de reduzir as chances de um malware invadir seu equipamento por conta de uma eventual vulnerabilidade presente na versão anterior.

3. Realize tarefas de backup
Cópias de segurança são fundamentais para qualquer tipo de usuário. Se o pior acontecer com o seu computador, você pode reinstalar tudo sem problemas, já que todos os seus dados estão salvos. Logo, o backup de tudo para iniciar um novo ano é mais do que bem vindo.

4. Aumente a segurança do seu equipamento
Faça o download da última versão de sua solução de segurança. Escaneie o sistema em busca de malwares. Faça o mesmo com discos externos ou pendrives. O Windows Defender é o suficiente para a maioria dos usuários, mas existem várias soluções de terceiros nesse segmento.

5. Troque suas senhas
Aproveite esse seu período de folga para trocar as senhas de acesso do seu equipamento e dos serviços online que você utiliza. Use senhas longas e complexas, combinando maiúsculas, minúsculas, caracteres numéricos e especiais. Não use a mesma senha para todos os serviços.

6. Elimine programas que você não utiliza
Esse é um bom momento para você eliminar aplicativos que só ocupam memória e armazenamento no seu computador, o que prejudicam o seu funcionamento. O processo é simples e acessível pelo Painel de Controle do Windows.

7. Limpe o registro do sistema
Com o passar do tempo, essa base de dados que armazena as configurações do computador fica cheia de registros obsoletos e rastros de software não mais utilizados, o que prejudica o desempenho do equipamento. Faça uma cópia de segurança desse registro antes de qualquer alteração, que requer conhecimentos mais avançados por parte do usuário.

8. Desfragmente os discos rígidos
A desfragmentação otimiza os dados armazenados em um disco, para um funcionamento mais eficiente. O Windows 10 possui ferramentas para esse processo. Lembrando que equipamentos com SSD não precisam desse procedimento (nem é recomendado).

9. Reduza o peso da inicialização do Windows
O msconfig pode ser editado, alterando e removendo os programas que inicializam junto com o computador, o que pode afetar no desempenho do mesmo. No Windows 10, pode ser acessado pelo administrador de tarefas.

10. Ative a restauração do sistema
O System Restore reverte as mudanças realizadas nos arquivos do sistema operacional, configuração, ajustes, controladores, chaves de registro e programas instalados. Pode salvar a sua vida em caso de problemas de software, vírus ou instalação de drivers incompatíveis.