TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 10 dicas para melhorar a vida útil da bateria do notebook | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 10 dicas para melhorar a vida útil da bateria do notebook

10 dicas para melhorar a vida útil da bateria do notebook

Compartilhe

Ei, você, amigo leitor do TargetHD.net. Um conselho importante para a vida é: tenha respeito à bateria dos seus dispositivos eletrônicos.

É a bateria que mantém o seu gadget funcionando, principalmente quando o dispositivo em questão pode (e deve) funcionar por mais tempo longe da tomada. E você não vai querer ter um smartphone, notebook ou tablet com a bateria fraca ou danificada. Todos esses itens quando sofrem com problemas nesse item viram autênticos pesos de papel de luxo.

No caso específico dos notebooks, você ainda pode utilizá-lo conectado na tomada o tempo todo. Mas quando precisar que ele faça o seu papel que justifica o nome de “computador pessoal PORTÁTIL“, ele vai deixar você na mão. E tudo o que você pode fazer para evitar isso é o óbvio: prevenir, que é sempre melhor que remediar.

Nesse post, deixo alguns conselhos que podem ser úteis para usuários de notebook de diferentes níveis, para que a bateria do seu portátil dure por mais tempo. Podem ser alguns conselhos que já foram publicados no blog antes, mas que nunca podem ser considerados como obsoletos, pelo simples fato que a audiência é rotativa, e alguém pode se beneficiar dessas dicas no futuro.

 

 

 

Verifique o estado da bateria

 

É aqui que tudo começa. Existem softwares especializados que podem ajudar nessa verificação. Saber a quantas andam o funcionamento da bateria do notebook é fundamental para saber quais são as primeiras providências que devem ser tomadas.

 

 

 

Calibre a bateria

 

Tal procedimento maximiza os ciclos de carga e retarda a perda da capacidade original desse item. Uma bateria nova não precisa ser calibrada, pois as descargas e cargas parciais podem provocar erros de estimativa de autonomia disponível. Para resolver o problema, realize um ciclo de carga completo de vez em quando. Ou seja, deixe a bateria descarregar quase por completo e coloque o notebook para carregar por completo.

 

 

 

Cuidado com a temperatura

 

Baterias de notebooks funcionam melhor em temperatura ambiente. Logo, locais muito quentes ou muito frios vai afetar no seu desempenho. Se estiver muito calor, deixe que o notebook volte para a temperatura ambiente antes de utilizá-lo, evitando assim um superaquecimento do equipamento, e por consequência, da bateria.

 

 

 

Utilize métodos de resfriamento adicionais

 

Uma consequência direta do segundo item. Ventiladores e sistemas de resfriamento alternativos devem ser utilizados para evitar o superaquecimento do portátil, e evite sempre que puder usar o notebook em superfícies planas e sem um sistema de refrigeração adicional.

 

 

 

Mantenha limpos os contatos da bateria

 

Também deixe limpo o teclado e o restante do equipamento com regularidade para evitar que a poeira entre no interior do portátil e obstrua os espaços de ventilação e os próprios ventiladores internos, prejudicando assim a refrigeração geral dos componentes.

 

 

 

Reduza a luminosidade

 

 

Diminuir ou desligar a retro iluminação do teclado e reduzir o nível de brilho e/ou contraste do notebook é a melhor opção para aumentar a autonomia de bateria. A tela é o componente que mais consome bateria, e você pode precisar de alguma energia adicional longe da tomada em momentos pontuais.

 

 

 

Desligue o notebook durante a recarga da bateria

 

Você pode seguir utilizando o portátil durante o processo sem maiores problemas, mas se você manter o notebook desligado, ele vai levar menos tempo para recarregar a bateria.

 

 

 

Baterias modernas não ficam totalmente carregadas

 

Na verdade nos tempos atuais, o mais recomendado é mesmo não recarregar as baterias dos notebooks por completo. E algumas delas fazem isso automaticamente. O que é um bom negócio para a sua vida útil.

 

 

 

Evite manter o notebook conectado o tempo todo na rede elétrica

 

Mesmo que isso não seja algo prejudicial para as baterias dos equipamentos atuais (mesmo porque elas incluem tecnologias para evitar sobrecargas e drenagens pelo uso prolongado), pode ser uma boa ideia retirar essa bateria do notebook caso você vá utilizá-lo como um desktop na maior parte do tempo.

 

 

 

Cada ciclo de carga e descarga reduz a vida útil da bateria

 

Para prolongar a vida útil total da bateria, mantenha o portátil com pelo menos 80% de sua autonomia total pelo menos nos primeiros 18 meses de uso, ou até os seus primeiros 500 ciclos de recarga.


Compartilhe