A Google anunciou que, em breve, vai estrear dois novos serviços: YouTube Music e YouTube Premium. E algumas coisas vão mudar de forma considerável.

A base dos dois novos serviços é o modelo de negócio adotado no YouTube Red. O primeiro é o YouTube Music, que basicamente vai competir com o Spotify, com um aplicativo próprio para smartphones e um player para desktops, onde podemos acessar milhões de músicas para reprodução por streaming.

Um diferencial do serviço é que ele vai funcionar com a ajuda da IA da Google, identificando músicas por suas letras e até com descrição em geral. O serviço será gratuito com anúncios, ou com pagamento de US$ 9,99/mês para quem não quer ouvir anúncios.

Já o YouTube Premium é o novo nome do YouTube Red, mas sem cobranças adicionais para quem já era assinante. É uma plataforma de vídeos sem anúncios, com visualização online ou via download. Vai oferecer todo o conteúdo do YouTube Music e a biblioteca de conteúdos do YouTube Originals. O YouTube Premium vai custar US$ 11,99/mês, mas os valores para quem já assinava o YouTube Red permanecem inalterados.

 

 

A data de lançamento do YouTube Music está prevista para o dia 22 de maio nos mercados onde o Red já estava ativo. Para quem já era assinante da Google Play Music, a migração para o YouTube Music Premium é automática. E nada vai mudar: suas músicas, playlists e músicas compradas continuam disponíveis.

 

Via YouTube