A Google apresentou as novidades do Android P, e com isso, também iniciou o programa Beta, que vai permitir aos usuários o teste da nova versão do seu sistema operacional móvel em seu dispositivo.

Como era de se esperar e seguindo uma tradição, os dispositivos Pixel mais recentes são compatíveis com esse programa. Porém, a grande novidade é que smartphones de outros fabricantes também poderão aproveitar da nova versão do Android P Beta.

A medida é considerada uma novidade porque raramente a Google abriu os testes Beta de uma nova versão do seu sistema operacional para dispositivos de outras marcas. Sinal que seu desenvolvimento está relativamente adiantado, quando pensamos na flexibilidade que denota essa compatibilidade com o hardware de diferentes fabricantes.

Outro ponto de observância é que, com exceção da Sony, não encontramos na lista dispositivos dos fabricantes mais expressivos do mercado (Samsung, LG, Motorola/Lenovo, ASUS, etc). Pode ser uma estratégia da Google em preferir os fabricantes com menor volume de customização da interface nesse momento inicial.

A seguir, a lista de smartphones anunciados pela Google que poderão utilizar o Android P Beta:

Essential Phone
Google Pixel 2
Google Pixel 2 XL
Google Pixel
Google Pixel XL
Nokia 7 plus
Oppo R15 Pro
Sony Xperia XZ2
Vivo X21
Vivo X21 UD
Xiaomi Mi Mix 2S

Além desses smartphones que já estão disponíveis comercialmente, também receberá a beta do Android P o OnePlus 6, que será anunciado em alguns dias, de acordo com a confirmação do próprio fabricante.

Se você tem algum dos dispositivos da lista e quer testar o Android P Beta, clique aqui.