As redes WiFi eventualmente podem ser complicadas para serem configuradas por um usuário comum, oferecer velocidades limitadas e uma segurança que deixa muito a desejar. Mas o seu alcance é o que mais pode dar problemas no seu uso diário.

Temos vários produtos como repetidores e amplificadores de sinal que podem ajudar a minimizar o problema. Mas podemos não precisar deles.

Um grupo de cientistas da Universidade de Dartmouth comprovaram que um velho rumor para amplificar o sinal do roteador realmente funciona: o mito da gambiarra do alumínio.

Os cientistas mostraram que utilizar papel alumínio em um roteador com WiFi (ou em qualquer tipo de antena) gera um ‘reflexo’ das ondas ou sinais sem fio, permitindo que você redirecione essas ondas para a direção que você quiser.

Crie uma espécie de cobertor com papel alumínio que, ao mesmo tempo que toca fisicamente a antena, abarque o seu arredor. O almínio cria um reflexo das ondas em uma só direção, atuando como um megafone para o sinal WiFi. Assim, o sinal se intensifica para uma área em específcio, ou será bloqueado até a direção que cobre o alumínio.

Os cientistas desenvolveram um software chamado WiPrint, que permite ao usuário desenhar um cobertor para o seu roteador, depois de especificada a distribuição do local onde queremos amplificar ou bloquear o sinal. O software otimiza essa cobertura, que pode ser criada usando uma impressora 3D. Assim, basta cobrir essa impressão com papel alumínio e colocar ao redor da antena do roteador, e pronto: sinal amplificado, e apenas nos lugares que você deseja.

O mesmo método pode ser utilizado em casa, e sem precisar utilizar uma cara impressora 3D. Basta pegar papel alumínio e testar qual é o melhor formato para otimizar o sinal da sua casa.

 

 

 

+info