A Netflix segue como líder do mercado de streaming, mesmo com a concorrência cada vez maior e melhor. É um serviço multiplataforma que não para de crescer, com mais de 120 milhões de assinantes ao redor do mundo.

Nesse post, mostramos como você deve configurar o app da Netflix para o seu smartphone, personalizando a sua experiência de uso. Buscar, seguir e baixar séries e filmes, além de gerenciar os usuários, onde cada membro de sua família poderá ver o seu conteúdo em específico.

Como baixar e configurar o app da Netflix para iOS e Android

O aplicativo é gratuito. O que é pago é a assinatura do consumo do serviço. É possível recorrer à Google Play e à App Store para todos os procedimentos.

Download: Netflix | Android | iOS

Uma vez instalado, o aplicativo vai pedir o seu endereço de e-mail e a senha cadastrada no serviço. Introduza esses dados, e acesse a tela de criação de perfil de usuário, com um nome reconhecível.

Você pode configurar até cinco usuários diferentes, para que cada um possa ver o seu conteúdo de forma independente.

Para criar um novo usuário, basta escolher um nome, uma imagem de avatar, e informar se é um usuário com perfil infantil. Isso fará com que conteúdos sensíveis não sejam exibidos durante a sessão. Uma vez criado o perfil, ele pode ser acessado clicando sobre o seu avatar.

No aplicativo, ele ainda pode ser configurado. Ali, podemos decidir se o app pode usar dados móveis ou funcionar apenas via WiFi, se você quer receber notificações do aplicativo para novos conteúdos, ou configurar o modo de downloads.

Também é possível decidir a qualidade dos vídeos baixados ou onde ele será armazenado no dispositivo (memória interna ou em microSD, este último no caso do Android).

Uma vez configurado, é hora de usar a Netflix

Como buscar séries ou filmes na Netflix

Clique no ícone da lupa para realizar as buscas. Assim, você pode localizar conteúdos no lugar de navegar pelas recomendações feitas pelo aplicativo. As recomendações melhoram de acordo com o que você vai assistindo na plataforma, já que a Netflix aprende os seus gostos e preferências.

Nas buscas, a Netflix oferece categorias específicas, mas se você quiser, pode buscar um conteúdo específico ou um tema de série. Há uma área específica para Séries de TV e outra para Filmes, além do segmento Disponíveis para Download. Sim… nem tudo pode ser visto offline na Netflix.

No quadro de busca, basta digitar o nome do filme ou da série, ou até mesmo de um ator ou diretor, e navegar pelos resultados. Resultados que, por sua vez, mostram exatamente o que você buscou. Nada de resultados relacionados.

Uma vez que você encontrou o que você procura ou algo interessante, basta clicar na imagem correspondente para ver as suas informações, e decidir se quer assistir ou voltar para seguir buscando. Você também pode adicionar o conteúdo na sua playlist no botão +, e assim assistir depois.

A lista de séries e filmes favoritos ou conteúdos para ver depois fica disponível de forma simples. Os títulos são exibidos da mesma forma que nas buscas, em cards de fotos. Se você já vimos aquele conteúdo ou quer remover o item da lista, basta entrar no título correspondente e voltar a clicar em Minha Lista, que ele será removido.

Como ver filmes e séries na Netflix

Agora, a melhor parte do processo. E a mais simples.

Para ver qualquer conteúdo na Netflix, basta acessá-lo clicando em sua foto, e um enorme botão de reprodução aparece sobre o restante do conteúdo, onde mostra o título, protagonistas e diretor, além da descrição e conteúdos similares.

Nas séries, o botão de reprodução corresponde ao próximo capítulo a ser visto, ou o primeiro que você ainda não viu. Para quem vai começar a ver a série, começa a reproduzir o primeiro capítulo da temporada. Na parte inferior da tela estão os capítulos separados por temporadas, e uma barra vermelha mostra se já o assistimos, ou até que ponto do capítulo avançamos.

Se a série tem várias temporadas, basta clicar no nome da temporada em questão para ver a lista de temporadas, para assim ir ao ponto onde nos interessa. Ou ver quantas temporadas a série tem. A Netflix permite ver qualquer capítulo de qualquer temporada, quando você quiser, na ordem que você quiser.

Como fazer o download de séries e filmes na Netflix

Lembre-se que não podemos descarregar todo o conteúdo da Netflix. Alguns itens permitem o download. Para esses, a busca indica em uma sessão específica, onde todos os conteúdos ficam concentrados para sincronizar com nosso smartphone em modo offline.

Para descarregar esse conteúdo no Android ou iOS, basta escolher o filme apto para isso, seja em nova busca ou nos itens recomendados. Você pode baixar um ou vários episódios de uma série clicando no ícone de download que aparece junto ao ícone de reprodução, e o conteúdo começa a ser baixado no smartphone.

Depois de visto, o conteúdo baixado pode ser removido de forma simples, liberando espaço no smartphone para receber novos conteúdos, sempre e quando estamos no alcance de uma rede WiFi ou usando a conexão de dados móveis se configuramos o app para que permita o download.

O tamanho do arquivo varia de acordo com a resolução escolhida (alta, 720p, 1080p ou UHD). Para quem tem espaço limitado, vale a pena o download em 720p, pois em um smartphone não faz muita diferença ver um vídeo muito acima disso.

Com tais dicas, você pode dominar sem maiores problemas o aplicativo da Netflix para dispositivos móveis. É o básico para você consumir filmes e séries em qualquer lugar com essa plataforma.