Você pode reportar e bloquear como spam um usuário ou grupo no WhatsApp. Uma vez feito isso, a pessoa não pode mais se comunicar com você, e a conversa se apaga por completo. Mas… e se você marcar um spam um chat por engano?

Se isso aconteceu com você, esse post pode te ajudar a resolver o problema.

No Android

O WhatsApp tem a opção para criar uma cópia de segurança dos chats automaticamente, todos os dias, às 2h da manhã. Tudo fica armazenado automaticamente no Google Drive e nos arquivos da cópia de segurança do WhatsApp. Ou seja, se algo for apagado antes do backup do dia, o conteúdo é perdido para sempre. Mas é possível recuperar dados dos dias anteriores.

Conecte o seu smartphone Android no computador via cabo de dados e busque a pasta WhatsApp no gerenciador de programas do Windows. Lá, encontre a pasta da Base de Dados (onde estão as cópias de segurança do aplicativo), e procure pelo arquivo com nome ‘msgstore.db’. Lá, os arquivos contam com suas correspondentes datas de criação. Extraia os dados da data específica a ser recuperada, e renomeie com ‘msgstore.db’.

Uma vez extraído o arquivo a ser recuperado, desinstale o WhatsApp do seu smartphone e reinstale. Desligue o WiFi e dados móveis do telefone para evitar que o aplicativo restaure a cópia de segurança do Google Drive.

Agora, clique em ‘restaurar’, e espere que tudo seja configurado ao ponto selecionado, recuperando as mensagens apagadas. As mensagens posteriores serão apagadas, mas uma vez recuperado o que você apagou, você pode atualizar com a última cópia de segurança de forma normal.

No iOS

A forma mais fácil é através da cópia de segurança salva no iCloud. É um mecanismo similar ao do Android, mas devemos ter uma cópia antes de apagar o histórico.

Para salvar os chats, vá nos ajustes do WhatsApp, ajustes do chat e cópias do chat, e realize a cópia do histórico atual para recuperar quando nos interessar.

Para restabelecer a cópia, vá no item de armazenamento e iCloud, depois no item de gerenciamento de armazenamento. Ali, temos a cópia de segurança salva, onde podemos sobrescrever a cópia que temos.

O histórico de mensagens do WhatsApp não fica armazenado nos seus servidores, mas com o iCloud podemos recuperá-los pelo histórico de chats.