O Google Home deixa a nossa vida mais cômoda em vários aspectos, e para receber nossos comandos de voz, ele faz uso do Google Assistente. Assim, ele obtém um histórico de todas as conversas que tivemos com o alto-falante inteligente.

Vale lembrar que as gravações ficam salvas e só podem ser ouvidas pelo proprietário do alto-falante inteligente. Mas isso, na teoria. Para evitar problemas futuros, o recomendável é você apagar todos os rastros que você vai deixando no Google Home.

Para começar, acesse a sua conta Google em um navegador web. Clique na imagem do seu perfil no canto superior direito, ou em Conta do Google. Depois, acesse a página das informações gerais. Busque o item de informação pessoal e privacidade, e acesse o item Administrar sua atividade no Google. Ali, procure a seção Revisar atividade, e clique no item que acessa a sua atividade.

Na página de atividades, procure o item relacionado ao assistente do telefone e ao Google Home. Lá, tem a opção Eliminar atividade por. Você pode ver todos os produtos e aplicativos da Google e incluir filtros por data para a busca.

Antes de eliminar tudo, você vai receber um aviso que os dados apagados não poderão ser recuperados, e será lembrado sobre a política da Google de recompilação e eliminação de dados. Uma vez que você clica em eliminar, a consulta vai desaparecer para sempre, e sem volta.

Lembrando: a Google garante que os dados nunca saem dos servidores da empresa, nem chegam a terceiros. Mas… como confiar?